sábado, 17 de maio de 2008

Horses

"Você não quer usar nem um pente?", perguntou Robert Mapplethorpe a Patti Smith ao mirar seu tufo de cabelos pretos completamente desgrenhados, num espaço que mal poderia ser chamado de estúdio, a cobertura do apartamento de seu então affair e marchand Sam Wagstaff, em Manhattan. Além de não se maquiar, ela não fez a higiene bucal após uma bela caneca de chocolate quente. "Ótimo. Agora seus dentes vão ficar todos marrons para a foto". Patti respondeu que não ia sorrir.

Ela então atirou um velho paletó masculino de segunda mão sobre os ombros e fez uma pose meio Frank Sinatra, imaginando-se Anna Karina num filme de Godard. Mapplethorpe alinhou o corpo de Patti para que a ponta do triângulo de luz natural que se formava naquele fim de tarde partisse da clavícula dela, como a asa de um anjo. Ele sabia que tinha feito ótimas fotos antes mesmo de revelá-las.

Era o primeiro álbum de Patti Smith - Horses [1975], e ela foi a primeira mulher sexualmente andrógina a posar para a capa de um disco na história da música americana. Tudo em preto e branco num período colorido e psicodélico. "Lembro que o departamento de arte [da gravadora] queria mudar meu cabelo para um penteado bufante. Eu disse a eles que Robert Mapplethorpe era um artista e que não deixava ninguém tocar suas fotografias", afirmou anos depois à biógrafa do fotógrafo(*).

O crítico de arte Paul Taylor viu aquela imagem numa loja de discos na Austrália e automaticamente se apaixonou. "Não sabia nada sobre Patti Smith ou o punk, mas comprei o disco pela força da fotografia. Era elegante e absolutamente moderna. Lembro-me de verificar o crédito da foto e imaginar: quem será Robert Mapplethorpe?"

Semanas depois, o retrato feito por Mapplethorpe e o disco de Smith ganharam destaque nas principais revistas americanas. Era a primeira vez que as fotos dele chegavam aos quatro cantos do país. "Sempre sonháramos em fazer sucesso juntos.Era tudo parte do nosso grande plano", explicou ela.



(*)Todas as citações foram retiradas de Mapplethorpe, biografia escrita por Patricia Morrisroe, e publicada no Brasil pela Record.