quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Top 10 - lovesongs 90´s

Toda a música pop tocando no rádio, era aquele alto-falante sintonizado na rádio Cidade. Isso no Clube Guapira aos 8, aos 9, aos 10 e aos teens - com cheiro de grama, cloro e protetor solar. Sonhando acordada. Vivendo e aprendendo a nadar. Eu ganhei mais de mil vezes a mesma medalha de ouro em Barcelona. A mesma medalha e diversos agradecimentos diferentes. Debaixo d´água um peixinho, com ascendente em Escorpião. Futuro maremoto & mar manso ao mesmo tempo. Até desencanar do esporte. E construir um foguete.

De quando eu amava o Fabio, depois o Felipe, depois aquele carinha mais velho, da 8ª série...como era mesmo o nome dele? Do beijo na boca no corredor da escola. Do dia em que eu e a Natália choramos emocionadas, aos 11. A vó dela era portuguesa como a minha. De quando Phil Collins e Roxette emplacavam hits simpáticos. Julia Roberts era "Uma Linda Mulher". Dos tempos da acne e das festas com cuba-libre na casa do João. Ônibus escolar do pré II ao primeiro colegial. Primeiro nasceu a Mariana, depois a Barbara e finalmente o Guilherme. Hollywood Rock. NIRVANA, NEVERMIND. Sabrina Parlatore, Gastão Moreira e Fabio Massari na MTV. U2 no Morumbi. Mick Jagger & Keith Richards. Um monte de lembranças esparsas e outras coisas que eu acho que nunca mais vou esquecer.

Estrelinhas. E flores. Bexigas de gás. Castles in the air. Fucking gorgeous air.

1) U2 - "Ultra Violet"
You know I need you to be strong/And the day is as dark as the night is long
Feel like trash, you make me feel clean/I'm in the black, can't see or be seen
Baby, baby, baby...light my way

MacPhisto também ama. Na ZOO TV Tour.

2) The Cure - "Pictures of You"
O amor é dark nas propagandas da HP. 1989 era o ano. Mas tocava mesmo em 90.


3) Depeche Mode - "Enjoy The Silence"

Num clipe de Anton Corbjin, o Rei Gahan sobre montanhas cobertas de neve. Meu reino para qualquer coisa que venha do Rei Gahan [foto abaixo].



4) Massive Attack - "Unfinished Sympathy"
A day without a night. You´re the book that I have opend. And now I´ve got to know much more. Na infância eu achava que as discotecas - tipo aquelas que apareciam na televisão - tocavam Massive Attack. Blue Lines é um dos melhores discos da década.

5) Radiohead - "Creep"
Outro dia criticaram um show do Radiohead: "pra que tocar Creep?" Tem gente que não me deixa esquecer de que é proibido ser pop. Tocou no rádio é pecado. Na prática, eu é que esqueço dessa gente. E ouço "Creep", a menos quando enjôo. Caguei pro alternativo (ok, não é bem assim). Mas precisa ser macho pra gastar todos os seus 200dólares pra bancar seu primeiro clipe. Esse também é Thom Yorke. Sabia?

6) Jeff Buckley - "Last Goodbye"
Qualquer dia dou um ensaio bacana sobre o dono da voz masculina mais incrível do planeta. Ele também usava uma Fender Telecaster.

7) Smashing Pumpkins - "Tonight, Tonight"
Um George Meliés pesado e pop ao mesmo tempo. A direção do clipe é de Johnatan Dayton & Valerie Farriss, que recentemente deram vida à Pequena Miss Sunshine. You can never ever leave without leaving a piece of youth.

8) Nirvana - "Where Did You Sleep Last Night?"
Pra não dizer que eu não falei das flores do velório de Kurt, quando ele ainda estava vivo. Eis o fim daquele acústico que todo mundo viu e ouviu até furar.

9)Buffalo Tom - "Summer"
Summer´s gone and someone saw you wasted. Eu cantava errado a letra toda e achava lindo. Sabe que até era melhor do meu jeito?

10) Suede - "Obsessions/My Insatiable One"
Ok, essa foi só pra ter o vídeo aqui, porque eu não paro de ver há duas semanas. Uma amiga sempre me diz que gastei mais dinheiro com Suede que com U2, ao longo da vida. Depois de Michael Hutchence e Dave Gahan... ainda bem que existe Brett Anderson[foto abaixo]. Obrigada, Inglaterra. (Quem quiser me dar o DVD no Natal, vou achar o máximo...)

7 comentários:

Fernando Niero disse...

no geral boa

porém: pictures of you em primeiro, por favor, é a stairway to heaven dos anos 90

xinho disse...

eh assim que eu quero ver d'elia escrevendo sempre. sobre tudo e do jeito que ela bem entender. eh assim que eu quero. o jornalismo morreu ha seculos. ainda bem.

Aurora Combs disse...

Mas aqui vc só colocou o fino da bossa...cadê a Sade???????????

Lenes disse...

Estas logo me vieram à cabeça...

Chris Cornell – Sunshower
Cranberries – When you’re gone
Duran Duran – My Antarctica
Pet Shop Boys - This Must Be The Place I Waited Years To Leave
George Michael – Praying for time
Alice in Chains – Nutshell
New Order – Regret
R.E.M. – Everybody hurts
Live – Turn my head
INXS – Not enough time

RODERICK USHER - Talles disse...

Somos mais ou menos da mesma geração mtv repleta de pós-punks em decadência,grunges em ascendência etc. Muito bom. Uma fase de fusão.

U2 - nesse caso tenho a opinião saudosista ligado a um tolo inconsciente coletivo, prefiro anos 80 - I will follow e tal.

Nirvana - me cativou, acho que comecei a ouvir rock e a tocar guitarra por causa do nevermind. Eu tinha uns 13 anos. O acústico eu não sosseguei até tirar todos no meu violão tonante horroroso que eu tinha. Mas o Kurt Cobain já estava morto quando conheci o nirvana.

Depeche mode - uma das minhas favoritas. Melhor até que que qualquer do new order e do kraftwerk, e esta não é a questão.


Smashing punpinks - muito boa também, mas o Billy Corgan é um gralha pretensioso ao mesmo tempo ele tem uma voz original/singular.

Radiohead - Tom Yorke é um pouco chorão pro meu gosto, mas um talento.

Jeff Bruckley - prefiro Lou Reed. Quero dizer que não aprecio muito.


Cure - tem várias né, eu sou vidrado na fascination street e lovesong.

o restante eu não conheço, mas confio no seu faro. hahaha.

Beijo.

Felipe Vilasanchez disse...

seu texto do início emociona. mas eu nao lembron ada dos anos 90. quer dizer, sobre música.

Guilherme Scarpa disse...

Meu Top 10

1)"One", U2
2) "Take a Bow", Madonna
3) "To Zion", Lauryn Hill
4) "Why", Annie Lennox
5) "Always", Bon Jovi
6) "It Aint Over Till Its Over", Lenny Kravitz
7) "Everybody Hurts", REM
8) "I Will Always Love You", Whitney
9) "Forever", Kiss
10) "Linger", Cranberries