segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

From The Sky Down

Anton Corbjn/1991

Quando o U2 chegou a Alemanha para gravar as primeiras experimentações que originariam o álbum "Achtung Baby", em 1990, o muro de Berlim havia sido derrubado e o país vivia um processo de reunificação. Bono, Larry, Adam e The Edge decidiram se juntar a um dos grupos barulhentos que ocupavam as ruas destroçadas da futura capital. Passaram lá uma meia horinha como idiotas, sem entender nenhuma palavra, no meio de uma multidão séria e brava. Só depois é que se deram conta: era um protesto de comunistas que exigiam a reconstrução do muro; as comemorações pela nova era estavam do outro lado da cidade. 

Tendo os acontecimentos políticos como pano de fundo e buscando o histórico da banda desde os primórdios na cena pós-punk de Dublin, o documentário "From The Sky Down", de Davis Guggenhein, enfoca os desafios e o duro processo criativo do álbum frequentemente considerado como o melhor do U2. O clima tenso entre os integrantes da banda e a pressão para enterrar a postura de tempos passados e se reinventar após sentir na pele o fracasso do álbum-filme-turnê "Rattle And Hum" são retratados por meio de entrevistas, imagens de arquivo e até gravações dos esboços de obras irretocáveis como "Mysterious Ways" e "One". 

Foi a criação de uma estética para além do "ritmo de Manchester" até as "repetições e texturas de Berlim", berço do Kraftwerk e da música eletrônica, como lembram Bono e The Edge. É uma nova identidade complexa, tão irreverente quanto messiânica, grandiosa. Uma auto-sátira megalomaníaca feita pra esconder -- e pra forjar -- uma banda que encara os grandes estádios, lidera grandes produções, e ganha as massas com um som próprio e cheio de assinaturas. O apoio de Daniel Lanois e Brian Eno como produtores, além de Flood como engenheiro de som, Anton Corbjin como fotógrafo e criador desta nova imagem, também estão lá. A turnê "Zoo TV" conta o resto da história. 

Mas o mais curioso é observar o U2 em três momentos na mesma Berlim. O primeiro, num show de 1981, 10 anos antes, na esquecida era "October". Foi o primeiro VHS pirata que comprei na Galeria do Rock, por sinal. O segundo é lá, no portão de Brandenburgo, em 2009. E o terceiro é recheio do documentário.   




Nenhum comentário: