domingo, 7 de dezembro de 2008

100 + voices

A Rolling Stone americana publicou a lista dos 100 cantores mais importantes da era do rock. Isso significa que devemos pensar "os" e "as" maiores desde a segunda metade da década de 1950, certo?

A missão difícil ficou por conta de críticos, produtores musicais e grandes astros do rock n´roll ainda em atividade. Sobre Bono, Billie Joe [do Green Day] começa assim: "A voz dele é 50% Guinness, 10% nicotina, e o resto é religiosidade".

Patrick Stump, do Fall Out Boy, resume Michael Jackson: "Um dos elementos chave do estilo dele é o uso da voz como instrumento musical". E completa: "Diante de alguém tão grande, é comum perdermos a noção do quão vanguardista e revolucionário essa pessoa é, mas Michael Jackson definitivamente ultrapassou todas as fronteiras do R&B". Verdade, Patrick. O negro leve da foto abaixo era realmente "o cara".



Há controvérsias na listinha. Entre os homens, Steven Tyler, Morrissey e Joe Cocker também ficaram lá pra trás. O barítono elegante e inconfundível de Dave Gahan nem sequer entrou na dança. Não sei dizer se a qualidade de Chris Robinson, do Black Crowes, foi corretamente deixada de lado porque, afinal de contas, os pais espirituais do moço [nitidamente teletransportado dos anos 70], estão por ali. Segundo meu amigo Daniel Faria, faltou Michael Stipe.

Entre as mulheres, a desmerecida presença de uma Christina Aguilera acaba deixando de fora a inegável relevância de Chrissie Hynde, principalmente se o critério for a influência nas novas queridinhas, como Lilly Allen. Deixar uma Annie Lenox pro rabo da lista é descosiderar não somente um primoroso e único vocal, mas o peso geracional por trás disso. A força e a sigularidade de uma Sinéad O´Connor nem ao menos é citada. Onde estarão kd lang e Beth Gibbons? Ofuscadas pela gritaria over de Mariah Carrey?

O que eu vou deixar aqui é a minha listinha dos 10+, só pra variar. Como sempre, o critério é o desbunde, a permanência no dial, a admiração pessoal, e claro, uma consideração pela técnica [ou o total despojo da falta dela]. Vamos tratar também de reparar algumas injusticinhas, embora seja meio impossível escapar do clichê na categoria testosterona.

LITTLE GIRL´S ROOM

1) Janis Joplin
2) Nina Simone
3) Tina Turner
4) Aretha Franklin
5) Sinéad O´Connor
6) Beth Gibbons
7) Chrissie Hynde
8) Patti Smith
9) kd lang
10) Siouxsie Sioux [outra que ficou de fora]
Bonus choice: 11) Björk


LITTLE BOY´S ROOM

1) Freddie Mercury
2) Robert Plant
3) Mick Jagger
4) Marvin Gaye
5) Michael Jackson
6) Stevie Wonder
7) Jim Morrison
8) David Bowie
9) Bono
10) Jeff Buckley/Thom Yorke [serei obrigada a dividir a posição entre os dois]
Bonus choice: 11) Dave Gahan

Nacionalistas, não se preocupem: ano que vem, provavelmente, a Rolling Stone brasileira dará suas cartas na lista tupiniquim. Quando isso acontecer, a gente comenta por aqui, com uma porção de tremosos & umas cervejinhas.