"Um homem parte desse mundo, como se fosse uma flecha. Não escolheu este fim, mas parece ter abraçado o destino em seus últimos instantes de vida. Poderia estar voando, se não estivesse caindo. Parece relaxado, viajando no ar. Também parece confortável, dominando o impulso. Não se mostra intimidado pela divina aspiração da gravidade, nem pelo que lhe espera depois. Os braços, ao lado do corpo, estão levemente arqueados. A perna esquerda se dobra no joelho quase casualmente. A camisa,jaqueta ou bata branca, flana independente da calça. Os sapatos pretos ainda calçam os pés. Em todas as demais fotos dos atentados às Torres Gêmeas, as pessoas que faziam o mesmo - saltavam - pareciam lutar contra as terríveis discrepâncias de escalas, fracas ao lado das torres colossais e diante do acontecimento em si. Alguns estão sem camisa, seus sapatos voam separados dos corpos descontrolados que se debatem e caem; todos parecem confusos, como se nadassem montanha abaixo. O homem da foto, ao contrário, está na vertical e completamente de acordo com as linhas dos prédios por trás dele".
Ok, a tentativa de tradução aí em cima foi minha. Mas o que interessa não é isso. O que interessa é que em 2003, o repórter Tom Junod foi escalado pelos editores da Esquire para contar a história por trás da foto clicada por Richard Drew, da Associated Press, na cobertura dos atentados de 11 de setembro de 2001. The Falling Man foi eleita pela revista como uma das principais reportagens de sua história, figurando ao lado do perfil Frank Sinatra Está Resfriado[1966], que graças ao faro astuto, à observação incessante, e ao brilhante texto de Gay Talese, tornou-se um dos mais aclamados perfis do jornalismo mundial. Todos os textos estão disponíveis na íntegra [in english], na página da Esquire desde 2007. Tem também The Last American Hero Is Junior Johnson. Yes!, de Tom Wolfe , e o impagável Superman Comes To The Supermarket, de Norman Mailer.