sábado, 7 de junho de 2008

Questão de gosto

Adoro bichos em geral(...). O caseiro é quem toma conta desses bichos todos aqui na minha casa. Essas relações com empregados podem ser desconcertantes. Minha mãe tinha um cachorro grande, uma espécie de boxer, não lembro ao certo. Um dia ele fez cocô na sala. Fui pedir a um empregado, que se chamava Marciano, para limpar aquilo. "Marciano - veja só o nome - você limpa pra mim a bosta do cachorro?", perguntei. Ao que ele respondeu: "Não limpo bosta de cachorro". Aí fiquei brava e quis imitar minha mãe. Minha mãe era severa demais com os empregados, que curiosamente a adoravam. Falei: "Se eu, que sou uma doutora, limpo, por que você não pode limpar?". E ele: "É questão de gosto, doutora Hilda". Pegou o guarda-chuva e foi embora...Desatei a rir sem parar por causa da resposta dele, achei ótima. Minha mãe não viu graça porque era uma mulher muito ressentida.

Hilda Hilst, em depoimento à Revista Azougue [90´s].