terça-feira, 21 de junho de 2011

Red Hot + Rio 2: arte na luta contra a AIDS


Boa notícia: saiu agorinha o Red Hot + Rio 2, compilação de regravações do cancioneiro brasileiro de Tropicália e pós-Tropicalismo, samba, soul e um monte de ingredientes da nossa salada. Tem Clube da Esquina, Caetano Veloso, Novos Baianos, Mutantes e Gilberto Gil, entre outros clássicos, nos sotaques de Of Montreal, John Legend, Devendra Banhart e dos brasileiros Seu Jorge, Rodrigo Amarante, Curumin, Joyce Moreno & novos bambas.

A coletânea é uma iniciativa da Red Hot Org, que destina toda a renda obtida com downloads legais e discos vendidos para pesquisas contra a AIDS e assistência a portadores do vírus HIV. Já são mais de 20 álbuns lançados desde 1990, com o belíssimo Red Hot + Blue, que trazia clássicos de Cole Porter repaginados por Neneh Cherry, Annie Lenox, Sinead O'Connor e outros. Os vídeos são igualmente bem cuidados. A versão de Night And Day, do U2, teve clipe dirigido por Wim Wenders, filmado na casa do alemão.

Desde então, mais de 400 artistas, produtores e diretores doaram seus cachês para participar dos álbuns e dos eventos midiáticos voltados para conscientização da população mundial, principalmente na MTV. Entre os preferidos da casa, está No Alternative, com Smashing Pumpkins, Bob Mould, Nirvana e Patti Smith, num belo especial amplamente divulgado pela ex-Music Television (sic) em 1993.

Mas o que interessa é que dá pra ouvir o lançamento todo em streaming aqui [ainda não há vídeos oficiais no Youtube, mas o canal da fundação deve ter uploads em breve]. Engraçado que o resenhista gringo do NPR joga até Tom Jobim e Chico Buarque na Tropicália... mas vale ler o texto para uma compreensão da visão deles sobre a música verde e amarela. Destaque para o happy indie rock do Tha Boogie em Panis Et Circenses, reinventada em inglês. Tudo Que Você Podia Ser, clássica da turma mineira, é revitalizada pela Phenomenal Handcap Band com Marco Valle. Destaque também para a emotiva versão do Beirut para Leãozinho, porque o meu coração rumo ao hexa bate mais feliz quando um gringo canta "tua pele, tua luz, tua juba".

Vale também conferir o Red Hot + Rio 1, lançado em 1996, com a participação de Marisa Monte [que também figura na versão 2], George Michael David Byrne, Incognito, Everything But The Girl e mais um povo que era pura vanguarda na época. Continua bom de ouvir agora, nesse mês que marca 30 anos da descoberta da Aids, como quase tudo que leva a chancela da Red Hot. Outro disco bacana de ouvir para os nativos de língua portuguesa é Red Hot + Lisbon, com participação de artistas brasileiros, portugueses e africanos.