quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Duetos de la vecindad

Há 7 anos, através do finado programa "Hermanos MTV" - apresentado em fases diferentes por Gastão Moreira, Soninha Francine e Fábio Massari, descobri que o chamado "pop latino" era mais bacana que o nosso.

É o caso do Soda Stereo, banda argentina liderada por Gustavo Cerati, que funciona como se fosse um U2 deles. Com sucesso estrondoso consolidado do Uruguai ao México, só não teve "Sodamania" no Brasil. A banda que decretou seu fim em 1997, voltou à ativa para uma série de shows que só não causam mais frisson que a volta do The Police. Quer dizer, isso em Buenos Aires, onde todos os táxis têm rock argentino tocando no rádio...

Em todo lugar deveria ser assim: um mainstream que se abastece do undeground - sem pasteurizar a coisa toda. Acha impossível? Pois bandas veteranas como a mexicana Cafe Tacuba e a colombiana Aterciopelados (que acabou em 2006) provam que não. Por milagre ou acaso das playlists mais privilegiadas, hoje dei de ouvidos com "Maligno", poderosa versão dueto entre os Aterciopelados e o espanhol Miguel Ríos, precursor do que hoje se entende (mesmo que simplista e erroneamente) como rock latino.

Andrea Echeverri, a vocalista da banda em questão, gravou recentemente o dueto bilíngüe "Tudo Vai Ficar Bem", com Fernandinha Takai, para o novo disco do Pato Fu, "Daqui pro Futuro". Andrea fez também uma participação antológica no álbum acústico do Soda Stereo, produzido pela antiga MTV Latino, "Comfort Y Música Para Volar", de 1996. Agora aproveite e clique aqui para assistir a "La Ciudad de La Furia". No te arrependerás.

3 comentários:

eduardo fonseca disse...

mto bom, renata
gosto bastante do modo como escreve. consegue descrever um panorama musical sendo imparcial e agradável de acompanhar a leitura. quis até conhecer os nossos "hermanos".
siga na luta da escrita
bjo
edu fonseca

Rodrigo Maceira disse...

Mucho gusto!

Ariel disse...

Odio a Soda Stereo, pero especialmente al ladrón de Gustavo Cerati.
Dos músicos aceptables, un caco y mucho trabajo de imagen. Nada más...
Copia de The Police en sus inicios, ahora le copian hasta la vuelta.