domingo, 24 de julho de 2011

Miu Miu & Martel, na língua das vespas



                                                               Fotos: site oficial da Miu Miu

A novidade chegou há pouco por uma postagem do Ariel Ledesma Becerra, editor de filmes argentino, com o link  para o curta Muta, de Lucrecia Martel, lançado há poucos dias no site oficial da grife Miu Miu, de Miuccia Prada.  É o segundo curta da série The Women's Tales, em que cineastas de diferentes mundos criam filmes digitais sobre a feminilidade com total liberdade estética e narrativa dentro, é claro, do conceito da Miu Miu. 

O primeiro foi The Powder Room, de Zoe Cassavetes, filha do finado John com a atriz Gena Rowlands. É um belo filme  que abusa da trilha e dos traços pops alá Sofia Coppola. Ponto alto na participação da modelo e produtora musical francesa Caroline de Maigret. Mas o de Martel é tão mais inesperado quanto interessante dentro do universo surrealista e da visão absolutamente particular da diretora de A Menina Santa (2004) sobre as relações femininas. 

Muta, en español, significa "muda" nos dois sentidos: o de silêncio e o de transformação. São cerca de 6 minutos em um navio onde mulheres vestidas de Miu Miu surgem como vespas e se proliferam misteriosamente, num jogo de flashes ilusórios onde predominam sussurros, ruídos, estranhas vibrações e uma língua particular que elas usam para provocar, confabular, bater, beijar, guardar e bisbilhotar segredos enquanto se transformam em musas, exterminadoras, dedetizadoras, alienígenas ou coisa que o valha. 

Além dos curtas, o site oficial da Miu Miu traz um behind the scenes de cada filme e entrevistas com as realizadoras, modelos e atrizes participantes. A de Martel vem na língua das vespas. Ou dos aliens. Ou das mulheres.

Para saber quem é a próxima diretora do projeto, só mesmo ficando de olho no site.

Nenhum comentário: