sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Os poetinhas inteligentes

"Eu aceito o formalismo. Agora, eu acho que no Brasil tem um viés absurdo em favor daquilo que designo como poetas inteligentes, os herdeiros de João Cabral e seus maneirismos, em detrimento à poesia de inspiração - que é importantíssima e central na tradição a qual me filio: a ruptura".

"Eu sou a favor da poesia de inspiração na mesma medida em que sou a favor da confusão entre poesia e vida"

"Agora, o que o formalista faz é resolver essa contradição [entre poesia e vida], ao invés de tentar superá-la, cortando o vínculo! Fica só na esfera simbólica, desconhecendo o real. É uma espécie de desvitalização da poesia."

Cláudio Willer, poeta, tardutor e ensaísta. Para conferir a entrevista na íntegra, clique aqui e siga para o Programa Bitniks da TV Cronópios.