sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Eu grito, tu gritas, eles gritam

Quem sou?
De onde venho?
Eu sou Antonin Artaud
e basta dizê-lo
como sei dizê-lo
imediatamente
vereis o meu corpo atual
voar em estilhaços
e em dois aspectos notórios
refazer
um novo corpo
onde nunca mais
podereis
esquecer-me
- Antonin Artaud,"Post Scriptum"


"O panarício é um sofrimento atroz. Mas o que mais me fazia sofrer, era não poder gritar. Porque eu encontrava-me num hotel. A noite já caíra e o meu quarto estava entalado entre dois outros onde havia gente que dormia. Então pus-me a tirar do crânio tambores, metais e um instrumento que ressoava mais que os órgãos. E aproveitando a força prodigiosa que me dava a febre, fiz deles uma ensurdecedora orquestra. Tudo tremia com as vibrações. Depois, com a certeza de que num tumulto assim a minha voz não seria ouvida, desatei a uivar, a uivar horas a fio, até que, pouco a pouco, me senti aliviado." - Henri Michaux

Nenhum comentário: