terça-feira, 5 de junho de 2007

Na jukebox esta semana

Na jukebox esta semana constam álbuns recém lançados e outros que já têm aí um tempinho de internet e prateleiras. A técnica da resenha não conta nesse caso. O que interessa é espalhar essas singelas dicas. Que façamos todos o melhor proveito, claro.

Antony & The Johnsons - "I Am a Bird Now"
Lançado em 2005, o segundo disco da banda que acompanha a singular voz de Antony Hegarty traz melancolia na dose certa. Canções como "Hope There´s Someone" e "My Lady Story" servem para libertar o espírito de todos os maus agouros. Apadrinhado por Lou Reed, o grupo novaiorquino é daqueles pequenos tesouros na iminência de explodir. Ainda assim, para poucos.

Andrew Bird - "Armchair Apocrypha"
A NME já deu a letra, mas os críticos brasileiros ainda não caíram de joelhos - graças ao bom Deus. O violinista Andrew Bird acaba de lançar um disco dos mais bem produzidos do ano até agora. Para além do easy listening e algumas firulas, "Armchair Apocrypha" traz um excelente tratamento melódico e harmônico à canções como "Heretics" e "Schytian Empire". Elegante. Britânico até não poder mais.

Brett Anderson - "Brett Anderson"
Mas que saudade do Suede! Brett nem parece o mesmo homem que indagava "do you believe in love...there?", na letra de "The Drowners", no primeiro disco de uma das mais glamurosas bandas inglesas, ever. Bons tempos aqueles de 1995. Tempos mais reflexivos esses de agora. Hora de ostentar os primeiros (charmosíssimos) pés de galinha à beira dos olhos, e não esconder os cabelos lisos, grisalhos. As guitarras gritam menos, mas os vocais de Brett Anderson, em tom confessional, ainda estão longe de passar despercebidos. Destaque para "Dust and Rain".


The Klaxons - "Myths of Near Future"
Recém lançado no Brasil, o compilado de estréia do Klaxons é o mais novo "melhor álbum da década". De fato, o som é vigoroso, dançante e empolgante. Mas ninguém vai se rasgar por causa disso. Ou vai? Pra quem tem ouvido música nos últimos 30 anos, as releituras soam descentes. Atenção para "Two Receivers" e "As Above,So Below".

The Gossip - "Standing In The Way of Control"
No palco, uma vocalista com mais de 100 quilos deita, rola, grita,esperneia... e canta feito uma negona dos anos 70. Isso é o que dá pra ver no YouTube. Mas o som é bom de verdade. A começar pelas tão aclamadas influências pós-punk: aqui o baixo tem a mesma importância que a guitarra, o som é cru e propositalmente garage. Méritos nas faixas "Standing In The Way of Control" e "Listen Up!". O álbum, de 2006, foi produzido por Guy Picciotto, do Fugazi. Indie? Pra que te interessa esse rótulo?

PS: Resenha do novo álbum da Björk, aqui no Speakorama.

Um comentário:

Fernando Niero disse...

http://oultimonumero.blogspot.com/
pro-paganda

:P