domingo, 13 de março de 2011

Visions of Jagger: as time goes by

Terry O'Neal,1974
Jean Marie Périer
Annie Leibovitz,1980
Bryan Adams,2008
Gered Mankovitz,1966
Robert Whitaker
Norman Seeff

No primeiro plano, foto de Simone Cechetti na exposição "Mick Jagger - The Photobook", em Milão.

Com estas fotos, presto meu tributo aos pseudo-críticos-inteligentes que ainda não entenderam nem os gregos, nem Carl Jung, nem Andy Warhol e seguem rebaixando qualquer mitologia pessoal ao patamar mais pejorativo do "culto à celebridade". Dedico-as também à memória de Elvis Presley, que curtia meter bala na televisão toda vez que Mick Jagger aparecia.

Eu explico: é que acabo de saber que a editora espanhola La Fabrica resolveu compilar 76 retratos de Mick Jagger no livro "Mick Jagger - The Photobook". As imagens foram feitas ao longo dos quase 50 anos de carreira do incrível & arquetípico rolling stone em momentos de lazer, bastidores de gravações, backstage de shows e nos estúdios de programas de TV e de revistas como a Vanity Fair, entre outras ocasiões. Os fotógrafos? Annie Leibovitz, Cecil Beaton, Anton Corbjin, Jim Marshall, Andy Warhol, Peter Lindbergh e o cantor Bryan Adams, além de outros 29 nomes que, segundo o curador François Hebel, "não conseguiram resistir ao charme de Jagger".

O livro é derivado da exposição homônima, sucesso de público em diversas capitais europeias, atualmente em Roma. Vem a público meses após o estouro da biografia Life -- do indestrutível Keith Richards --, chegar para divertir a nossa patota de roqueiros que adorariam ser Mick Jagger, tocar como Keith Richards ou ir para a cama com o primeiro [convenhamos]. Uma das polêmicas da biografia de Keith, ao que me consta, diz respeito aos detalhes "centimétricos" da Diva Jagger. Não pude ainda tirar essa dúvida com Luciana Gimenez, mas uma pulguinha gorda atrás da minha orelha direita insiste em dizer que o verdadeiro pipi pequeno é de quem desdenha do pipi do outro. Ouviu, Keith?

[Com informações da EFE e Vogue Itália]

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto dessa: http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/wp-content/uploads/2011/02/lou-reed-mick-jagger-and-david-bowie.jpg

Oh man...