Pesquisa da Edelman PR aponta que 50% da população mundial odeia bancos. Há quem deteste U2, mas a porcentagem não chega a tanto.
Acontece que Bono, vocalista do U2, lidera uma fundação global de luta contra a Aids chamada Red, que precisa de dinheiro, mídia e espaço na agenda política para funcionar. Então ele vai ao Fórum Econômico Mundial de Davos e anuncia sua nova parceria abraçadinho a um indigesto coxinha poderoso do Bank of America, enquanto o baterista Larry Mullen Jr palita os dentes em alguma cozinha do inverno irlandês.
Na prática, o U2 libera uma faixa inédita do novo disco para download gratuito por 24 horas e o BofA paga US$1 por download + US$10 milhões de apoio espontâneo à fundação Red, já que o banco é bonzinho, tem sentimentos e uma reputação a zelar. Tudo isso é anunciado no intervalo do Superbowl, uma das maiores audiências do ano na TV e na internet, em tempo publicitário comprado pelo BofA.
A doação total foi de US$13 milhões. A Red já acumula mais US$250 milhões em doações privadas. O U2 também vai reverter à instituição toda a renda dos downloads da faixa "Invisible" no iTunes. E agora que vocês já sabem disso, não esqueçam de agregar um pequeno bottom do U2 e outro do Bank Of America às camisas verde musgo para usar nas próximas férias selvagens na África.
This is public relations. (Aliás, gostei da música).
* Com informações do Financial Times.
Nenhum comentário:
Postar um comentário