segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Das parcerias mágicas & mitologias pessoais

                                     Michael Jackson e Stevie Wonder, 1970's na Califórnia.

Gosto de pensar que tudo isso aconteceu numa tarde de verão na Califórnia, mas não posso garantir. O que sei é que, em 1976, Stevie Wonder estava prestes a lançar um dos álbuns mais importantes da música americana, o duplo Songs In The Key of Life, quando resolveu telefonar para a cantora Susaye Greene, membro das Supremes e sua backing vocal, dizendo que queria escrever uma canção para Michael Jackson. 

Os dois se encontraram e ela então ouviu parte da jóia: somente o refrão "Can't help it/if I wanted to" com quase nada de letra. Foi aí que os dois se sentaram -- Stevie ao piano e Susaye com papel e caneta nas mãos -- e terminaram a composição. Tempos depois, no estúdio anexo à casa de Stevie, Michael Jackson e Susaye Greene passaram três horas ouvindo o recém-lançado Songs In The Key Of Life. Stevie então se juntou aos amigos e todos conversaram por mais algum tempo, até que Michael decidiu ir embora. Só depois é que Stevie contou a Susaye: "Michael is gonna do the song". 

Foi apenas em 1977, já no set de filmagens de The Wiz, versão negra do musical O Mágico de Oz, que Michael Jackson conheceu o compositor, arranjador, produtor e guru Quincy Jones. Ele então pediu que Quincy produzisse seu primeiro álbum solo em voo adulto, pela Epic Records. Quincy hesitou, indicou outros nomes, mas acabou topando a parada. Os dois entraram no estúdio com um time de feras em dezembro de 1978 e só saíram de lá quando Off The Wall estava pronto, contendo alguns dos mais arrojados e belos arranjos já realizados para a música pop. A música de Stevie e Susaye é a oitava faixa do disco e nunca estourou como Rock With You e Don't Stop Till Get Enough. Mas para além da elegante linha de baixo de Louis Johnson, a música rende no mínimo uma das performances vocais mais delicadas e sublimes do pop e do R&B. 

Em agosto de 2011, Susaye Greene vai bem, Quincy Jones também. Stevie Wonder vem aí. E Michael Jackson completaria 53 anos hoje.

* Com informações do blog Talk Radio, entrevista com Susaye Greene.