segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Das parcerias mágicas & mitologias pessoais

                                     Michael Jackson e Stevie Wonder, 1970's na Califórnia.

Gosto de pensar que tudo isso aconteceu numa tarde de verão na Califórnia, mas não posso garantir. O que sei é que, em 1976, Stevie Wonder estava prestes a lançar um dos álbuns mais importantes da música americana, o duplo Songs In The Key of Life, quando resolveu telefonar para a cantora Susaye Greene, membro das Supremes e sua backing vocal, dizendo que queria escrever uma canção para Michael Jackson. 

Os dois se encontraram e ela então ouviu parte da jóia: somente o refrão "Can't help it/if I wanted to" com quase nada de letra. Foi aí que os dois se sentaram -- Stevie ao piano e Susaye com papel e caneta nas mãos -- e terminaram a composição. Tempos depois, no estúdio anexo à casa de Stevie, Michael Jackson e Susaye Greene passaram três horas ouvindo o recém-lançado Songs In The Key Of Life. Stevie então se juntou aos amigos e todos conversaram por mais algum tempo, até que Michael decidiu ir embora. Só depois é que Stevie contou a Susaye: "Michael is gonna do the song". 

Foi apenas em 1977, já no set de filmagens de The Wiz, versão negra do musical O Mágico de Oz, que Michael Jackson conheceu o compositor, arranjador, produtor e guru Quincy Jones. Ele então pediu que Quincy produzisse seu primeiro álbum solo em voo adulto, pela Epic Records. Quincy hesitou, indicou outros nomes, mas acabou topando a parada. Os dois entraram no estúdio com um time de feras em dezembro de 1978 e só saíram de lá quando Off The Wall estava pronto, contendo alguns dos mais arrojados e belos arranjos já realizados para a música pop. A música de Stevie e Susaye é a oitava faixa do disco e nunca estourou como Rock With You e Don't Stop Till Get Enough. Mas para além da elegante linha de baixo de Louis Johnson, a música rende no mínimo uma das performances vocais mais delicadas e sublimes do pop e do R&B. 

Em agosto de 2011, Susaye Greene vai bem, Quincy Jones também. Stevie Wonder vem aí. E Michael Jackson completaria 53 anos hoje.

* Com informações do blog Talk Radio, entrevista com Susaye Greene.

sábado, 27 de agosto de 2011

Não é que eu esqueci de dizer obrigada

                                                                  Mamma's little boy.

             Roberto Bicelli e Claudio Willer


                               Antonio Fernando de Franceschi 


               Antonio Fernando de Franceschi, Renata D'Elia, Claudio Willer e o editor Sergio Cohn

Renata D'Elia e Camila Hungria, companheiras de aventuras

Fotos de Eduardo Fragata e Carla Geraldini.

Não é que eu não queira falar (de novo) do lançamento do meu livro, Os Dentes da Memória - Piva, Willer, Framceschi, Bicelli e Uma Trajetória Paulista de Poesia, que ocorreu há 3 semanas na Livraria da Vila, em São Paulo. Mas é que foi uma noite tão emocionante e festiva para duas garotinhas sensíveis como eu e Camila, que passei os últimos dias num mix de agradecimentos a boa parte dos amigos e familiares, além de uma enorme ressaca de muito mais trabalho do que vinho. Então a gente tem que dar aquela desintoxicada, né? 

Além do mais, minha cota de escritores blasés está preenchida e não estou afim de agregar o comportamento pseudo-parisiense-da-vila-madalena à minha vidinha normal. Portanto, já tratei de agradecer pessoalmente a quase todos que apoiaram, mas fica aqui um outro obrigada pela amizade, pelo respeito e pela puta viagem que foi esse processo todo. Sintam-se novamente abraçados! 

Mas não custa nada puxar a sardinha pro nosso lado quentinho da brasa. Então vamos lá:

- O Instituto Moreira Salles, responsável por parte do acervo artístico de Roberto Piva e de Wesley Duke Lee, também personagem dos Dentes, publicou entrevista comigo sobre nosso poeta-xamã.  

- O Plínio Bortolotti, diretor institucional de O Povo - CE, publicou algumas impressões sobre o livro em seu blog

- A edição de setembro da Revista E, distribuída gratuitamente em toda a rede SESC-SP,  terá reportagem com várias páginas sobre vida e obra de Roberto Piva, que completaria 74 anos no dia 25/9. Inclui fotos do livro e alguns depoimentos.

- A jornalista Barbara Gancia, super-heroína preferida da casa, gravou videocast da TV Folha comigo, falando sobre Os Dentes da Memória e lendo poemas para os simpáticos (e os antipáticos) transeuntes paulistanos e gargalhando um pouco. Em breve, na Folha Online!

- A revista Raiz, publicação apoiada pelo PNUD, também vai publicar alguns poemas da antologia de Os Dentes da Memória. Saiba onde encontrar a revista na sua cidade